domingo, 20 de outubro de 2013

Tecnologia e educação

Tecnologia é o termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. (http://pt.wikipedia;org/wiki/tecnologia) 
Quando paramos para refletir a nossa realidade seria impensável viver sem a tecnologia, uma vez que esta presente em todos os espaços do nosso desenvolvimento cotidiano comum, como: em nosso lar, nossos carros, nossos locais de trabalho, etc. A tecnologia deve servir ao homem, proporcionando uma vida mais fácil e agradável por meio de inovações tecnológicas que melhorem e simplifiquem o nosso cotidiano.

A tecnologia contribui para novas práticas pedagógicas, baseada em novas concepções de conhecimento, transformando uma série de elementos que compõem o processo ensino aprendizagem. Para Valente (1993), com o uso das tecnologias o professor deixa der ser o repassador do conhecimento, para ser criador do ambiente de aprendizagem e facilitador do processo pelo qual o aluno adquire conhecimento. O professor deve estar aberto para as inovações tecnológicas, valorizando a busca e ser capaz de estabelecer forma democráticas de pesquisa e comunicação.

Quando se faz uma retrospectiva da maneira como o professor procedia na sala de aula para conseguir a aprendizagem do aluno, através de exposição oral dos conteúdos e solicitava o retorno em forma de pesquisas através dos livros ou exercícios escritos ou orais, percebe-se que embora atualmente se tenha outros aparatos tecnológicos muito mais eficientes e amplos, como a internet, ainda tem muitos educadores que continuam usando a mesma prática, o que faz com o aluno não tenha interesse em participar das aulas e consequentemente não consegue a aprendizagem.

 Hoje com as novas mídias, o professor deve ser facilitador, desenvolvendo poucos conceitos com maior produtividade, encorajando o aluno a: buscar outros pontos de vista, desperta o aprender e entender, propiciar a análise de experiências significativas e a sua reflexão critica, promover a comunicação entre os alunos e grupos de alunos e o intercâmbio de experiências.

“Não podemos continuar com adultos do século XX, ensinando jovens do século XXI com métodos do século XIX”.(José Pacheco)

Há uma necessidade de preparar os professores para que eles utilizem os recursos da internet e das multimídias disponíveis na sociedade da melhor forma possível, para que isso, depois, se transforme em conteúdos e disciplinas, pois educar é, sobretudo transformar.

Sobre o  computador, inicialmente foi criado para estender a capacidade humana de resolver complexos cálculos matemáticos, como os cálculos balísticos na 2ª guerra mundial. Com os avanços tecnológicos o computador passou a estender a capacidade de armazenamento e organização de arquivos. Atualmente o computador é utilizado nas mais diversas áreas, como: processamento de imagens, aquisição de conhecimento, auxilio no processo de ensino e aprendizagem,etc.




Referências
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6191/1/Tese.pdf  
http://www.ipv.pt/millenium/millenium31/11.pdf
 




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário